quinta-feira, 8 de julho de 2010

Guardei para mim.

Esses dias estava na casa da minha amiga Alice, 21 anos, estudante; fazendo-se sabe lá Deus o que e conversando, conversando e conversando. (Por que será que nós mulheres adoramos conversar?)
Até que de repente eu vi uma caixinha bem bonitinha. Ela era assim, um baú do Capitão Jack Sparrow toda fechadinha, fofinha. Eu imaginei que seria um box com os DVD's e pedi para ver.
- Alice, que lindo. Deixa eu ver. *-*
- Ah, mas não tá aqui, tá com a Marina... E ela nunca que devolve. (Alice, comentando sobre o conteúdo da caixa.)
- Aí eu queria ver os filmes.
- Não são filmes, são os livros.
E aí ela pegou a caixinha bonitinha do armário e me deu. Peguei e abri porque ela está pesada demais para estar vazia. E dentro tinha várias cartas, agendas, papéis, enfim coisas que mulheres adoram guardar. Percebi que aquele era realmente um baú, o baú das lembranças da Alice. Tudo ali tinha algum significado especial para ela.
- O que são essas coisinhas? -Perguntei.
- Ah, são presentes de ex-namorados e mais outras coisas que eu resolvi guardar.
Bom, hoje a Alice namora, com meu querido amigo Leonardo Tigrão (sim, eu sei que esse nome é ridículo), 24 anos, arqueólogo assim como eu. Nós nos conhecemos na faculdade e ele foi meu veterano, ficamos amigos, ele ficou amigo das minhas amigas e acabou conhecendo e se apaixonando pela Alice.

Depois que fui embora da casa da minha amiga, fiquei pensando na tal caixinha. Eu também tenho uma parecida. Ela não é nenhum baú gracinha, é uma caixa simples de papel reciclado. Simples, mas bonita. (Porque eu sempre vi beleza na simplicidade) E pensei, será que todas nós mulheres temos uma caixinha em que escondemos nosso passado? E se temos, por que? Se são nossos ex-namorados, é porque acabou e não vamos vê-los e estabelecer mais nenhum tipo de relacionamento amoroso com eles novamente. (Tudo bem, temos casos onde de repente, e depois de anos voltamos um namoro. Mas essa não é a idéia quando se termina. Pelo menos não inicialmente.) Então porque guardamos aquilo? Para lembrar de um tempo que talvez não volte mais? Ou simplesmente porque temos uma idéia fixa materialista que não nos permite desfazer das coisas? Ou é porque, e de verdade eu acredito nisso, para quando precisamos pegar aquelas coisas, aquelas cartas e vemos que já fomos amadas, e lembrar assim de não desistirmos desse sentimento?

Eu não sei, até peguei minha caixa e tentei achar a resposta. Sentir sabe? Mas não deu certo. Acho que então fico com minha terceira idéia. Eu não quero esquecer, quero sempre lembrar. Lembrei do meu casal preferido. Alice e Tigrão. Fiquei feliz por eles. É porque eles não vão precisar de suas caixas para se lembrar que esse sentimento existe... Olhei mais uma vez para minha caixa, fechei e fui pegar minha garrafa de martini novamente.                                                                                                                                

Nenhum comentário: